O contraste e a surpresa (negativa)
Como atividade do Programa O MP e os Objetivos do Milênio, hoje foi realizada a última visita às escolas públicas no Município de Ilhéus, cumprindo calendário elaborado em conjunto com mais de vinte instituições parceiras, entre elas, Secretaria Municipal de Educação e Direc-6, esta responsável pela rede estadual de ensino em Ilhéus.
Duas escolas haviam sido escolhidas para a visita: na rede municipal, a Creche Dom Eduardo; na rede estadual, o Colégio Moisés Bohana.
Tantos são os problemas na rede municipal de ensino, que o nível de expectativa do que seria encontrado na escola era muito baixo. Afinal, muitos comentavam que "a pior escola do Estado em Ilhéus é melhor que a melhor escola do Município".
E esse sorriso acompanhou a todos os parceiros, durante a inspeção. Em cada sala de aula.
Há falhas na escola? Há. Com um pouco de esforço do Município de Ilhéus podem ser rapidamente resolvidas. Só que a Creche Dom Eduardo teve um diferencial: arte de receber bem a comunidade.
Não se está falando de receber bem ao Ministério Público. A instituição não vai sozinha. Policiais-militares da 69ª CIPM e bombeiros do 5º Grupamento de Bombeiros Militares estiveram fiscalizando a segurança da unidade escolar. Conselheiros do Fundeb, do Conselho de Alimentação Escolar, Diretor de Trânsito, agentes de combate a endemias, enviados pela Secretaria Municipal de Saúde, agentes da Vigilância Sanitária, servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano estiveram acompanhando a visita, como fazem, há dois anos, desde que o Programa foi implantado em Ilhéus.
Novo parceiro acresceu ao grupo, nesta data, o Rotary Club Ilhéus Jorge Amado.
Enfim, mais de vinte pessoas, em comitiva, pela busca de uma educação de qualidade. Com o propósito de cobrar, sim, de fiscalizar, também, mas, sobretudo, de somar esforços para construir um valor social.
LEIA MAIS EM: http://tresilhasilheos.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário